terça-feira, 4 de agosto de 2009

PAUTA DO 3º ENCONTRO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
11ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS ASSU/RN
PAUTA DO 3º ENCONTRO DO GESTAR – LÍNGUA PORTUGUESA COORDENADORA E FORMADORA: Raimunda Liduina Borges de Sá Leitão

Como formadora realizei a aula 3 do Gestar – Língua Portuguesa no dia 04 de junho/09 no horário noturno cumprindo a pauta a seguir:
· Acolhida,
· Leitura Deleite,
· Dinâmica para divisão dos grupos de trabalho,
· Estudo do TP3 – unidades 9 e 10,
· Socialização dos trabalhos,
· Dever de casa,
· Avaliação.
Iniciei a formação fazendo a leitura “Você pode fazer a diferença”, onde os professores cursistas observaram a importância da afetividade no espaço escolar.
Em seguida os grupos fizeram os estudos do TP3, UNIDADES 9 e 10
Exposição temática do TP3 – unidades 9 e 10
- Foi visto na seção 01 do Intuitivo ao Sistematizado, o conhecimento intuitivo de gênero, mostrando diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico, elencando as propostas da seção que é trabalhar a importância da leitura de imagem, interpretação, os gêneros bibliográficos, os textos publicitários e o gênero receitas. O avançando na prática que traz como sugestão trabalhar a biografia de alguém importante.
- A seção 2 aponta os gêneros textuais e a competência sociocomunicativa. O objetivo dessa seção é relacionar é gêneros textuais com competência comunicativa, vem sugerindo trabalhar com os alunos textos formais e informais, bem como verbetes e provérbios. O avançando na prática é construir com os alunos textos com o tema trabalho.
- A seção 3 enfoca os gêneros textuais apresentando as características que levam á classificação de um gênero textual e sugere a proposta de leitura de fábulas.
A unidade 10 ainda com o manuseio do material foi visto:
- Na seção 1 o gênero literário e não literário, fazendo sempre a relação com o material de apoio;
- Na seção 3 o cordel, que tem muitas sugestões de como trabalhar em sala de aula nas atividades de apoio a aprendizagem e o avançando na prática sugere o texto de cordel.
Dei todas as orientações de como realizar os avançando na prática das seções 9 e 10, e escolher uma para apresentar no próximo encontro.
A avaliação aconteceu da seguinte forma:
Cada cursista avaliou com uma palavra que iniciasse pela letra inicial do seu nome.

Assu, 07 de julho de 2009

COORDENADORA/FORMADORA:
Raimunda Liduina Borges de Sá Leitão

2 comentários:

  1. Parabenizo Liduina, Coordenadora e formadora do Gestar,pela criação do blog melhorando o saber, que nos oportuniza tecer reflexões a respeito texto.Já que esta é a intenção, ser visto e complementado por todos.O blog melhorando o saber é um recurso pedagógico que oferece infinitas possibilidades para o desenvolvimento da escrita,da argumentação,da criatividade,da organização, e da aprendizagem colaborativa.Portanto, tenhamos sempre este tipo de diálogo, pois o indivíduo, se educa e aprende com o outro.como bem nos diz, Paulo Freire.

    ResponderExcluir
  2. Professora Liduína,
    Parabéns pelo belo espaço dedicado a construção dos melhoramentos dos saberes que construímos em nossas ações docentes.

    ResponderExcluir